quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Gênesis é um livro apenas simbólico?

A Física e a Geologia mostram que o mundo material teve início. A teoria do Big Bang fundamentada no movimento das Galáxias comprova que o Universo teve início.

O Gênesis é um livro que deve ser entendido como histórico. O que não significa que ele não use símbolos. Veja por exemplo, no primeiro dia Deus fez a luz. Mas só no quarto dia Ele fez o sol. Então como havia primeiro dia? De onde veio a luz do primeiro dia?

Dia, então, não significa período de 24 horas, mas etapa. Pois Deus mesmo diz que um dia para Deus equivale a mil anos, isto é, a um tempo imenso.

O primeiro versículo do Gênesis é bem difícil.

Diz ele:

"1 No princípio criou Deus os céus e a terra".


Céus significa aí todas as criaturas espirituais e terra todas as criaturas materiais. E é por isso que no credo dizemos que: "Creio em um só Deus, Pai todo Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis (Terra) e invisíveis (Céus, os anjos)".


É falso que os estudos bíblicos dão a terra 6.000 anos. Esse cáculo é de alguns rabinos e de pastores protestantes, não da Igreja Católica.

Esse cálculo se baseia no tempo de vida dos primeiros patriarcas como é contado no Gênesis quando dá a descêndência de Adão. São citadas 10 gerações desde Adão até Noé. E dez é número claramente simbólico.

Certos rabinos e pastores protestantes fazem o cáculo baseados na duração da vida desses 10 descendentes de Adão, como se fossem um filho do outro diretamente.

Entretanto isso não é assim.

Quando na Bíblia se diz descendente ou gerado não quer dizer fiho direto. Jesus é chamado filho de Davi e viveu mais de mil anos depois de o Rei Davi. Filho de Davi significa então apenas descendente, mas não na primeira geração.

Que o sol, a Lua e as estrelas tenham sido criadas no quarto dia é uma figura de linguagem. Lembre-se que já no início Deus fez tudo de uma vez:céus e terra, seres visíveis e invisíveis.

No primeiro dia, Deus fez todo o universo, estabelecendo as leis que regem e que pouco a pouco permitiram a terra ir esfriando, aperecendo águas condensadas, num nevoeiro imenso que não permitia ver as estrelas. No quarto dia, na quarta etapa, que deve ter levado milhões de anos, Sol, Lua e estrelas se tornaram visíveis, mas já existiam antes,.

Recomendo-lhe que leiam um livro de um rabino que trata das relações da Física atual com o Gênesis. O livro se chama O Gênesis e o Big Bang e seu autor se chama Gerald L. Schroeder. (Editora Cultrix 232 páginas).
 
                                                                  www.montfort.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário