segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Por que a Igreja católica Batiza crianças?


Transcrevo abaixo, o que diz a Enciclopédia Católica a respeito do assunto:
"O batismo de crianças tem sido, contudo, objeto de muita disputas. Os valdenses e os cátaros, e mais tarde os anabatistas, rejeitaram a doutrina que diz que crianças são capazes de receber um batismo válido, e alguns sectários dos dias de hoje mantém a mesma opinião. A Igreja Católica, todavia, mantém absolutamente que a lei de Cristo se aplica tanto a adultos quanto a crianças. Quando o Redentor declara (João 3) que é necessário nascer de novo da água e do Espírito Santo de forma a entrar no Reino de Deus, Suas palavras podem ser justamente entendidas como significando que Ele inclui todos aqueles que sejam capazes de ter o direito ao seu reino. Mas, Ele assegurou este direito para aqueles que não são adultos quando ele diz (Mateus 19:14)
"Deixai os meninos, e não queirais impedí-los de vir a mim, porque destes tais é o reino dos céus".
Tem sido objetado que este último texto não se refere a crianças, mas que Cristo diz para "vir a mim". Na passagem paralela em São Lucas (18:15), contudo, o texto diz:
"E traziam-lhe também meninos, para que os tocasse", e então seguem as palavras citadas no Evangelho de São Mateus. No texto Grego, as palavras brepe e prosepheron se referem a crianças de colo. Além disso, São Paulo (Colossenses 2) diz que o batismo na Nova Lei tomou o lugar que a circunscisão tinha na Antiga. Era nas crianças que o rito de circunscisão era mais aplicado pelo preceito Divino. Se se disser que não há exemplos do batismo de crianças na Bíblia, podemos responder que as crianças estavam inclusas em frases como:
"E tendo sido batizada ela e toda sua família" (Atos 16:14); "foi batizado ele e toda sua famíla" (Atos 16:33); "E batizei também a família de Estéfanes." (1 Coríntios 1:16)." (Infant Baptism, Baptism, Catholic).

In Corde Iesu,
Paulo Pedrosa
                                             www.respostacatolica.com.br

Um comentário:

  1. Bom dia! Irmãos. Estava lendo o artigo por curiosidade. Deixo minha humilde opinião. Somos, como cristãos descendentes diretos do Judaísmo, no qual o costume era apresentar as crianças no templo, assim como Jesus foi apresentado, sendo assim os primeiros cristãos eram judeus ( primeiros discípulos ), praticavam o judaísmo como um todo, ritos e costumes, porem Jesus os ensinava o verdadeiro sentido de algumas práticas judaicas, o batismo nunca foi uma pratica judaica, porem João Batista, foi escolhido por Deus para apresentar o batismo as pessoas, como sinal de arrependimento, por tanto ele ensinava que ele batizava com água, mas viria um que batizaria com fogo e com espirito ( O Próprio Jesus Cristo), por tanto não é o batismo responsável por dar ao homem a salvação, com a morte e ressurreição de Cristo a salvação vem por meio da fé em Jesus Cristo como único e suficiente salvador, o batismo passou a ser simbólico para alguns e sacramento para outros, mas sim é um sinal, uma marca ou um marco na vida do cristão, uma atitude de fé consciente, dizendo ao mundo eu me arrependo dos meus pecados, por tanto a consciência do pecado só se tem em uma fase posterior a infantil. Gostaria que levasse em consideração minhas palavras, pois estamos no mesmo barco como cristão nesta terra onde os problemas são muitos. Deus te abençoe não levante bandeira busque o conhecimento sem preconceito podemos ser melhores do que somos hoje.

    ResponderExcluir